sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Avaliação Final do Curso Introdução à Educação Digital

Esse curso foi de muito valor tanto em minha vida profissional como pessoal onde pude conhecer um pouco sobre a Educação Digital,sanando assim as necessidades existentes que dificultavam o uso dessa tecnologia.
Agradeço a Tutora Rosemary que com sua paciência e dedicação desenvolveu muito bem o curso.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Site de Interesse Pedágogico

Este site se refere a alfabeteização
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/alf_l.php?t=001
Este site se refere a diversos jogos pedagógicos
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/loureiro/jogos/jogos.htm
Este site se refere a assuntos educacionais - MEC
http://portal.mec.gov.br/index.php

Educação Inovadora

Um dos eixos das mudanças na educação passa pela transformação da educação em um processo de comunicação autêntica e aberta entre professores e alunos, principalmente, incluindo também administradores, funcionários e a comunidade, principalmente os pais. Só vale a pena ser educador dentro de um contexto comunicacional participativo, interativo, vivencial. Só aprendemos profundamente dentro deste contexto. Não vale a pena ensinar dentro de estruturas autoritárias e ensinar de forma autoritária.
Com ou sem tecnologias avançadas podemos vivenciar processos participativos de compartilhamento de ensinar e aprender através da comunicação mais aberta, confiante, de motivação constante, de integração de todas as possibilidades da aula-pesquisa/aula-comunicação, num processo dinâmico e amplo de informação. .
Cada um de nós professores/pais colabora com um pequeno espaço. na construção dinâmica sensorial-intelectual-emocional de cada aluno. Só podemos educar para a autonomia, para a liberdade com autonomia e liberdade. Uma das tarefas mais urgentes é educar o educador/pai para uma nova relação no processo de ensinar e aprender, mais aberta, participativa, respeitosa do ritmo de cada aluno, das habilidades específicas de cada um.
É importante termos educadores/pais com um amadurecimento intelectual, emocional e comunicacional que facilite todo o processo de organizar a aprendizagem.
Só podemos ensinar até onde conseguimos aprender. E se temos tantas dificuldades em ensinar, é porque aprendemos pouco até agora. Sabemos muito, mas não sabemos o principal. Temos conhecimentos pontuais, mas nos falta o referencial maior, o que dá sentido ao nosso viver.
Temos visões parciais, que se constroem com dificuldade e estão inseridas numa dinâmica informativa volátil. Se aceitamos isso profundamente e com confiança, poderemos começar a procurar com menos ansiedade, a intercambiar nossas pequenas descobertas, a estarmos mais atentos a tudo.
Ensinar não é só falar, mas comunicar-se com credibilidade. É falar de algo que conhecemos intelectual e vivencialmente e que, pela interação autêntica, contribua para que os outros e nós mesmos avancemos no grau de compreensão do que existe.
Ensinaremos melhor se mantivermos uma atitude inquieta, humilde e confiante com a vida, com os outros e conosco, tentando sempre aprender, comunicar e praticar o que percebemos até onde nos for possível em cada momento.

Só pessoas livres - ou em processo de libertação - podem educar para a liberdade, podem educar livremente. Só pessoas livres merecem o diploma de educadoras. Necessitamos de muitas pessoas livres na educação que modifiquem as estruturas arcaicas, autoritárias do ensino. Só pessoas autônomas, livres podem transformar a sociedade.


http://www.eca.usp.br/prof/moran/educar.htm

Drumont

Começa hoje mais um desafio em minha vida, confesso estar muito insegura, em relação ao uso do computador, talvez por até então não ter sentido tanta necessidade ou por puro comodismo.
Mas com o avanço da tecnologia não podemos ficar parados e nem esperando dos outros ainda mais na profissão de educadora.
A informática é um ótimo recurso para que nós professores, possamos nos atualizar, e com isso enriquecer nossa prática.
Acesso á Internet para fazer pesquisas ou para ver curiosidades em geral.